Dr.Alexandre Lima, Presidente da INBRARAD , esteve na ONU em Viena, para apresentar seu projeto de Doutorado.

Dr. Alexandre Lima, Presidente da INBRARAD, esteve presente na AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), um braço da ONU (Organização das Nações Unidas), em Viena, na Áustria para Participação na 10ª Reunião do Grupo de Trabalho sobre Segurança Física de Fontes Radioativas, realizada no período entre 10 e 14 de outubro de 2022, apresentando o seu projeto de doutorado, onde ele pode compartilhar a sua experiência e seus planos para o futuro em relação ao projeto.
O objetivo do trabalho envolveu o desenvolvimento de um modelo de avaliação de eficácia para sistema de proteção física de instalações radiativas, denominado pela sigla “MAESP”.

Qual foi a sensação de ter sido convidado para apresentar o seu projeto de doutorado no exterior?

A sensação foi indescritível e emocionante, pois além de ter a oportunidade de discorrer sobre a minha pesquisa em Segurança Física com especialistas de mais de 60 países, pude perceber uma relevante aceitabilidade quanto aos resultados do projeto. Muitas pesquisas são desenvolvidas e acabam não tendo uma aplicação prática, mas pude constatar que o MAESP pode de fato ser aplicado não só no Brasil, como no mundo.
Eu recebi algumas perguntas, elogios e comentários dos presentes na reunião, que me deixaram muito satisfeito e esperançoso com o futuro do projeto. Cabe salientar que, a Segurança Física, por ser uma área de interesse bem recente, há escassas pesquisas comparando com a Segurança Radiológica, que já é uma área consolidada no meio radiológico.

Qual são seus planos (ou perspectivas) a médio e longo prazo com relação ao projeto?

Minhas perspectivas são confiantes, pois através dessa apresentação, eu fui abordado pela equipe da AIEA, e por outras organizações e profissionais no intuito de trabalhar em conjunto para aperfeiçoamento do MAESP, com foco também no seu uso em treinamentos. No momento aguardo a aprovação do meu último artigo científico para aplicarmos o modelo, tanto na indústria, como na medicina, onde o MAESP será capaz de avaliar a eficácia do sistema de proteção física dessas instalações, sendo uma notável alternativa para avaliação e fortalecimento da proteção física das fontes radiotivas ao redor do mundo, prevenindo e protejendo as instalações de atos ilícitos, como roubo e sabotagem.

A apresentação da Tese de Doutorado está disponível no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=c8BtsgHYNuM

E a matéria completa está no Blog da INBRARAD: https://inbrarad.org.br/pesquisa-propoe-analise-qualitativa-para-avaliar-protecao-fisica-de-instalacoes-radiativas/

Share

Add Your Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *