IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS

A irradiação é um tratamento físico em que o alimento é exposto a uma dose definida de radiação ionizante. É utilizada com o objetivo de controlar a infestação de insetos, reduzir o número de microrganismos patogênicos ou deterioradores e atrasar ou eliminar processos biológicos naturais como o amadurecimento e germinação em alimentos frescos.

Doenças transmitidas por alimentos causadas por patógenos podem resultar em doenças graves ou até mesmo em morte. A irradiação de carne e outros alimentos contribui muito para a segurança alimentar, eliminando os patógenos antes de entrarem na cadeia de  abastecimento alimentar. A irradiação contribui para a segurança alimentar global, reduzindo  a quantidade de desperdício e deterioração que pode levar a quebras de safra e escassez de alimentos.

No mundo, os alimentos que mais são submetidos à radiação são as frutas, os vegetais, os cereais e os derivados de animais (carnes de aves, peixes e bovinos).

O Brasil é um país com grande potencial de produção e exportação de alimentos, porém devido às limitações tecnológicas e barreiras fitossanitárias, deixa de acessar grandes mercados consumidores.

IRRADIAÇÃO DE PRODUTOS MÉDICO-HOSPITALARES

A irradiação tem sido usada desde 1960 para esterilizar dispositivos e equipamentos médicos de uso único como uma alternativa aos processos de esterilização por calor ou química. As tecnologias de irradiação estão muito bem estabelecidas e são utilizadas para esterilizar aproximadamente 45% do mercado global de produtos médicos de uso único. Cerca de 90% do mercado de esterilização usa irradiação gama, mas o potencial de uso de feixe de elétrons e raio-X está aumentando à medida que a tecnologia se torna mais avançada. A crescente complexidade dos produtos e o uso crescente de nanotecnologias e produtos biológicos significam que a indústria está cada vez mais se envolvendo com institutos de pesquisa e universidades que estão realizando pesquisas inovadoras.

 

IRRADIAÇÃO DE GEMAS

Gema tratada é aquela em que uma propriedade física, geralmente a cor, foi modificada para lhe dar mais valor. Uma modificação na cor não significa necessariamente troca por outra, pois pode ser apenas uma melhoria na cor natural. Nos casos em que a gema tem uma propriedade apenas melhorada, pode-se dizer que ela é uma gema realçada, um caso particular de gema tratada.

O processo de Irradiação é exposição de uma gema aos efeitos de uma radiação para alterar a cor. Há várias fontes de radiação usadas para esse fim. O uso de raios X exige equipamento que é de fácil obtenção, mas proporciona baixa uniformidade de cor, pouca penetração na gema e, por isso, não é um processo comercialmente viável. Safiras incolores ou amarelo claras sob ação de raios X ficam amarelas, semelhantes a topázios.
http://www.cprm.gov.br/publique/CPRM-Divulga/Canal-Escola/Gemas-Tratadas-1277.html