Na indústria, os radioisótopos são muito utilizados na esterilização de materiais médicos e odontológicos. São usados também para identificar minas de pedras preciosas e para o tratamento e a valorização comercial dessas pedras.
Na agricultura, a radioatividade permite o estudo do metabolismo das plantas e a produção de insetos estéreis, o que possibilita o desenvolvimento de técnicas de eliminação de pragas sem o uso de inseticidas. Além disso, torna possível determinar a quantidade de agrotóxicos presente nas produtos agrícolas.
Outro exemplo importante do uso da gamagrafia industrial se dá na construção de gasodutos, oleodutos, vasos de pressão, navios, plataformas, etc., em que é possível detectar se há descontinuidades e defeitos como poros e trincas nas soldas.
Na prática de traçadores radioativos aplica-se o método para detectar pequenos vazamentos em tubulações de água, costumava-se usar escavadeiras para retirar a terra. No entanto, hoje há um processo muito menos trabalhoso, em que se usam os radioisótopos Sódio-24 ou o Iodo-131. O sódio radioativo pode ser introduzido na tubulação na forma de carbonato, que é solúvel em água. O contador Geiger é então usado para rastrear as emissões desse isótopo que, no local do vazamento, registra emissões muito superiores às regulares dos lugares onde não há vazamento.
Os radioisótopos também são usados como medidores nucleares para medir a espessura e indicar falhas em lâminas metálicas. Isso é feito através da instalação de uma fonte de radiações gama, como o cobalto 60, em um lado da lâmina; e um contador Geiger, do outro lado. A radiação atravessa a lâmina, chegando ao contador; assim, a leitura de variações revelará irregularidades na espessura.
Para o controle de qualidade dos pneus, o Estrônico-90 é um radioisótopo usado para medir o desgaste de frisos de pneus.
Em linhas de produção, um exemplo é a forma como é feita a indicação do nível de um líquido em uma garrafa. De um lado da garrafa fica uma fonte radioativa e do outro lado coloca-se um detector ligado a um aparelho de medição. Quando o líquido alcança a altura da fonte, a maior parte da radiação emitida pela fonte é absorvida por ele e deixa de chegar ao detector, o que significa que o líquido atingiu o nível correto e a esteira pode manter-se em funcionamento, sem interrupção.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
• Radiografia Industrial
• Medidores Nucleares
• Perfilagem de Poços de Petróleo
• Traçadores Radioativos
• Técnicas Analíticas
• Irradiação Industrial